Consultoria em Aleitamento Materno, o que é?| com Daniele Jafet

Hello amores!!! E mais possivelmente nesta matéria futuras mamães. Há algumas semanas tive um curso de aleitamento materno, como se fosse uma assessoria, até porque a profissional fica disponível depois para as eventuais dúvidas que forem surgindo na hora da prática. Achei muito válido o serviço por isto resolvi compartilhar aqui com vocês. Fiz meu curso com a Daniele Jafet e como não moramos na mesma cidade fizemos via Skype. 

Eu vejo muito facilmente matérias cujo os assuntos se referem ao parto, como se preparar, que tipo de parto fazer e o aleitamento materno também necessita de uma preparação, já que a  amamentação “não é um ato totalmente instintivo no ser humano, tem que ser aprendida (…) e, para ser prolongada com êxito, a maioria das mães que amamentam precisam também de reforço e apoio constante” (OMS/UNICEF).  

aleitamento

Acredito muito que a prevenção hoje é o melhor remédio, conseguimos evitar muitas coisas, porém para se prevenir você precisa da informação.. Não tem coisa melhor do que você evitar certas decepções, no caso da amamentação ouço muita gente dizer sobre frustrações nesta fase, com informações prévias do que fazer e não fazer neste momento.  E é exatamente este o papel de uma consultora em aleitamento materno.

Tivemos uma conversa bem gostosa onde a Daniele foi pontuando vários itens de extrema importância nesta fase e foi explanando cada tópico. Ainda não sei dizer na minha prática, mas segundo experiências da Dani, ela recebe muitas mães em casos críticos  e que por falta de pequenos conselhos não conseguiram amamentar.

Um dos  itens conversados que achei bem interessante para compartilhar aqui com vocês é sobre a visita prévia à maternidade escolhida. Alguns cuidados nas primeiras horas de vida do bebê são essenciais para uma amamentação com sucesso. O que devo perguntar no hospital?

  • Quanto tempo do dia vou passar com meu filho?
  • Qual a conduta do hospital em relação a promover a amamentação na primeira hora de vida, item muito importante para mãe, bebê e sucesso na amamentação.
  • Se por algum motivo o hospital introduzir o leite em pó  serei avisada?

Outro item importante é a forma de segurar o peito, muita gente erroneamente posiciona os dedos em forma de tesoura e aperta o bico do peito, enquanto que o correto é deixar o peito livre e segura-lo com a mão em “C”. A boquinha do bebe deve abocanhar toda parte da auréola. 

Fazer o acompanhamento certinho de cada mamada, marcar qual foi peito que o bebê pegou, caso fique somente em um mamilo, fazer a retirada parcial de leite do outro e, sempre começar pelo que “ficou de fora”, são coisas simples que fazem toda diferença numa amamentação confortável.

Gente fiz um resumãozão de algumas das coisas que foi abordado. O legal é que ela veste um avental pega um bebê boneco e vai mostrando na “prática” tudo o que estamos conversando.

Vale muito a pena se munir destas informações para entender cada reação do seu baby e saber reagir a elas. Afinal, acredito que todas mães sonham com este momento, então vamos fazer de tudo para que seja o mais especial.

Para quem quiser mais informações sobre a consultoria e conhecer a Daniele Jafet, vocês a encontram no instagram como @danielejafet_assessoriamaterna ou pelo email contato@danielejafet.com.br.

Beijocas

 

Você Pode Gostar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usá-los HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>